Dicas para deixar de matar plantas

Aqui no casa mimimi, acreditamos que um lar ideal tem que ter plantas. Como nem todo mundo tem o privilégio de viver em um espaço com grama, jardim, pomar e horta, vamos dar algumas dicas de como ir montando um jardim. Mesmo que seu lar seja um apartamento em uma avenida movimentada é possível deixá-lo com ares de chácara do interior.

Partimos da premissa que nem todo mundo nasceu no sítio, então possivelmente não conhece os vários tipos de terra, época de plantar, podar, colher e das praguinhas que podem aparecer na sua plantinha. Se não nascemos com a alma caipira, podemos ao menos aprender como deixar de matar plantinhas.

Pra começar vamos dar 4 dicas de ouro que todo jardineiro de primeira viagem precisa saber:

1. Você sabe o que quer?

Ajuda saber o que você deseja do seu plantio: horta de temperos, plantas que florescem o ano todo, plantas exuberantes da floresta, pontos de verde para quebrar a monotonia ou árvores frutíferas – sabia que algumas árvores dão frutos mesmo estando em vasos? É o caso da jabuticaba, limão, laranja e pitanga. Bacana, né?

Meu limão, meu limoeiro... casa chaucha
Meu limão, meu limoeiro… casa chaucha

2.Você precisa cuidar dela.

Toda planta requer cuidados, umas mais e outras menos. Se você é também um jardineiro de primeira viagem, assim como eu, comece com as que requerem menos cuidados, como as samambaias, os cactos e as suculentas. E com o tempo vá aumentando o grau de dificuldade.

Um carrinho de flores. look 33 blog

3.Busque conhecimento

Não dá pra acreditar que a sua intuição te guiará no cultivo das suas plantas. Então, saiba o nome da sua espécie, se ela gosta de sol ou meia sombra, tipo de terra indicado e quantas vezes por semana você deve regá-la. Blogs, revistas, livros e vlogs podem te ajudar nesse caminho.

E esse simpático quadro de suculentas. lindo, né? a esthetic fauna
E esse simpático quadro de suculentas. lindo, né? a esthetic fauna

4.Cultive a paciência.

Não compre 10 plantas de uma vez pra ver no que dá. Plantas necessitam de um dia após o outro, períodos de dormência em que só raízes crescem ou só folhas crescem, então pense no Buda e pratique a paciência.

Prateleira diferente. mademoiselle-moment
Prateleira diferente. mademoiselle-moment

Boa jardinagem!

Se você já é um jardineiro que não mata mais plantas, conta pra gente quais são as suas dicas de ouro!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s